GAMES DEIXAM AS PESSOAS MAIS VIOLENTAS? | Nerdologia 23
O Nerdologia de hoje aborda um tema que ainda é polêmica em todo o mundo. Descubra como esta batalha já é travada há muito tempo com outras mídias e se os games podem ou não estar sendo injustiçados.
Edição e arte: @rodrigotucano
Apoio:
Ana Arantes: @AninhaArantes –
André Souza: @andrelesouza –
Saiba mais:
Segundo o André: “Um estudo recente mostra que crianças imitam outras crianças, mesmo se a ação não é uma ação moralmente correta 🙂 Estudo conduzido no MaxPlanck pela equipe do Psicólogo Mike Tomasello”
Grande revisão sobre violência na mídia e o efeito em crianças:
Comunicado de 2004 da Associação Americana de Psicologia:
Post satírico do The Guardian:
Material usado:
Documentário sobre Quadrinhos de Terror de 1954:
Comerciais “violentos” do Café Wilkins (de Jim Henson):
Vovô jogando Flappy Bird:
Fontes (na ordem de citação no vídeo):
Huesmann, L. Rowell, Jessica Moise-Titus, Cheryl-Lynn Podolski, and Leonard D. Eron. “Longitudinal relations between children’s exposure to TV violence and their aggressive and violent behavior in young adulthood: 1977-1992.” Developmental psychology 39, no. 2 (2003): 201. [pdf]:
Greitemeyer, Tobias. “Intense acts of violence during video game play make daily life aggression appear innocuous: A new mechanism why violent video games increase aggression.” Journal of Experimental Social Psychology 50 (2014): 52-56.
Elson, Malte, and Christopher J. Ferguson. “Does Doing Media Violence Research Make One Aggressive?.” European Psychologist (2013): 1-8. [pdf]:
Gitter, Seth A., Patrick J. Ewell, Rosanna E. Guadagno, Tyler F. Stillman, and Roy F. Baumeister. “Virtually justifiable homicide: The effects of prosocial contexts on the link between violent video games, aggression, and prosocial and hostile cognition.” Aggressive behavior 39, no. 5 (2013): 346-354. [pdf]:
Siga-nos nas redes sociais:
G+